

- 01
Cirurgia oral menor é uma subespecialidade da cirurgia bucomaxilofacial, sendo responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. Envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de extrações de dentes, pequenas lesões e traumatismos na região da boca, maxilar e regiões próximas.
- 02
A Ortodontia é a especialidade odontológica responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. O tratamento ortodôntico é quase uma unanimidade, pois alia a parte estética com a funcional.
- 03
A implantodontia oferece aos pacientes uma alternativa excelente para reabilitações orais e melhorias estéticas da boca, permitindo que a pessoa retome suas atividades rotineiras através de procedimentos menos invasivos e mais seguros.
Essa é uma especialidade odontológica cirúrgica, responsável pela inserção de implantes. Por serem tão confortáveis quanto dentes naturais, eles são o tipo de tratamento mais indicado para os mais diversos casos.
Para inserção do implante, o especialista realizará um estudo de caso individualizado do paciente em busca de determinar um conjunto de técnicas específicas a serem aplicadas em cada situação.
Os implantes podem ser fixos ou móveis. Além disso, os parafusos utilizados variam em tamanho, largura e comprimento, tudo para uma melhor adaptação às características anatômicas de cada indivíduo.
- 04
O tratamento de canal é um dos procedimentos mais comuns realizados em odontologia. É indicado para pacientes com estágios avançados de cáries ou que sofreram traumas nos dentes.
Canal é um termo utilizado para descrever a cavidade no interior do centro do dente, onde está contida a polpa dentária – o feixe nervoso.
Esse feixe nervoso estende-se da câmara pulpar até a ponta da raiz do dente. Uma vez formado o dente, a única função da polpa dentária é sensorial – fornecer a sensação de quente ou frio. A presença ou ausência da polpa dentária não afetará o funcionamento do dente.
- 05
A gengivite e periodontite são doenças ocasionadas, na maioria dos casos, pela falta de uma higiene bucal adequada. Os estágios iniciais acontecem quando a placa bacteriana se acumula na região entre o dente e a gengiva.
Casos não sejam tratados, esses problemas podem se desenvolver e ocasionar inflamações sérias, que danificam os tecidos periodontais (tecido que sustenta a raiz do dente) e podem levar a perda dos dentes.
Nos casos mais avançados dessas patologias, as bactérias e microorganismos podem entrar em contato com a corrente sanguínea e ocasionar problemas até de coração, no caso da endocardite bacteriana, uma complicação da periodontite.
- 06
A odontologia restauradora é o ramo responsável por realizar tratamento de reparação de dentes que se perderam ou que estão danificados. Entre as técnicas disponíveis está a prótese dentária, que podem oferecer mais autoestima e confiança ao paciente sempre tentando proporcionar uma estética natural.
Sendo elas: Prótese Total, Parcial, fixo, móvel e Prótese Sob Implantes.
- 07
Dentística é um segmento da odontologia que trata não apenas da saúde bucal, mas também de fatores estéticos dos dentes do paciente. Dentro dessa especialidade, as principais atribuições são o clareamento e a restauração dental. Sendo assim, é possível dizer que a Dentística exerce um restabelecimento das funções dos dentes e também da aparência.
Alguns dentes, quando são afetados por doenças ou atingidos por algum trauma, necessitam de restauração. É a Dentística que trata deste e outros procedimentos relacionados. É muito comum que, em casos de cáries dentárias ou doenças periodontais, que sejam aplicados alguns destes procedimentos restauradores. Quando uma peça dentária não exerce suas funções fisiológicas ou estéticas, devem ser tratadas e, muitas vezes, substituídas. A Dentística tem a finalidade de promover a harmonia e equilíbrio bucal.
- 08
Cuidar da sua saúde envolve também ter hábitos diários de limpeza bucal. Afinal, muitas pessoas não sabem, mas nos primeiros estágios, a maioria dos sintomas de que há algo errado não se apresentam ou se manifestam. Por estes motivos, a odontologia preventiva nunca foi tão importante para a os pacientes.
Você sabia que de acordo com o Centro para o Controle de Doenças – Atlanta (CDC), a cárie afeta até 60% das crianças até a idade de 15 anos? E as doenças de gengiva, desgaste dos dentes e reabsorção óssea podem atingir até 95% dos adultos!
Desta forma, conhecer os cuidados com a saúde bucal e as indicações deste ramo da odontologia